Pesquisa Opnus/Salvador FM: Com Lula e Rui, diferença entre Jerônimo Rodrigues e Neto fica em 8%

Foto de Juliana Nobre

Juliana Nobre

Política

21 de março de 2022 às 06h00

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Pesquisa Opnus/Salvador FM: Com Lula e Rui, diferença entre Jerônimo Rodrigues e Neto fica em 8%

A primeira pesquisa de intenção de votos para o Governo da Bahia com os novos nomes da corrida eleitoral de 2022, divulgada nesta segunda-feira (21), traz uma diferença de 8% entre o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), e o secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), quando apresentados seus apoiadores. 

O levantamento realizado pelo Instituto Opnus, encomendado pela Rádio Salvador FM, ouviu 1.500 pessoas por telefone entre os dias 16 e 18 de março. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-097/2022.

Conforme os dados, ACM Neto apresenta 41% das intenções de votos, enquanto Jerônimo Rodrigues, com apoio do ex-presidente Lula e do atual governador Rui Costa, aparece com 33%. Já João Roma (sem partido) com apoio de Jair Bolsonaro (PL) tem 14%; Kleber Rosa (Psol) com apoio de Guilherme Boulos (Psol) soma 1%. Brancos e nulos somam 4% e não sabem ou não responderam foram 7%.

Neto apresenta 24 pontos abaixo de seu percentual quando comparado ao cenário estimulado sem apoios. Neste quadro, aparece com 65% das intenções de votos. O ministro da Cidadania João Roma vem na segunda posição com 8%. Jerônimo fica na terceira posição com 6%. Kleber Rosa (Psol) com 1%. Brancos e nulos somam 6% e não sabem/não responderam, 14%.

Já na pergunta de intenção de voto espontânea, onde não se apresentam os nomes dos possíveis candidatos, quase metade dos eleitores ainda não tem preferência por nenhum candidato: 46% declararam que não sabem em quem votar para governador. Dentre os pré-candidatos, ACM Neto aparece em primeiro lugar, com 29% das intenções de voto. Em segundo lugar, o governador Rui Costa, com 9%. João Roma tem 4%. Jaques Wagner, que já declarou que não será candidato, possui 3% e Jerônimo Rodrigues tem 2%. Outros candidatos somam 3%, brancos ou nulos são 4%.

Rejeição
Dentre os quatros candidatos apresentados na pesquisa, o mais rejeitado pelos entrevistados é Kleber Rosa (Psol) com 34%, seguido por João Roma (sem partido) com 33%. Jerônimo Rodrigues tem 28% de rejeição, enquanto ACM Neto possui 20%.

 

Matéria atualizada em 27/04/2022, às 16h.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM