Logo

Professores universitários realizam manifestação em frente à Secretaria de Educação nesta quarta

Redação Salvador FM

09 de março de 2022 às 08h11 | Foto: Divulgação

Imagem de Professores universitários realizam manifestação em frente à Secretaria de Educação nesta quarta

Nesta quarta-feira (9) as Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia realizarão um protesto, a partir das 9h desta quarta-feira (9), em frente a Secretaria de Educação no CAB. A classe, alerta para os 2 anos de interrupção das negociações entre professores universitários e governo, após acordo realizado durante a  greve de 2019. O ato reivindica reajuste salarial digno para a categoria e reabertura de diálogo dos gestores públicos. 
 
As Associações Docentes denunciam que, após 7 anos de espera e arrocho salarial, receberam um reajuste abaixo da inflação de 2021, menos de 10%. Além disso, os salários também foram reduzidos com aumentos de contribuição da alíquota previdenciária e no Planserv. Estudos comprovam que o congelamento salarial entre 2015 e 2021, foi o maior da história dos governos da Bahia. Os salários estão corroídos em quase 50%, representando uma das piores perdas salariais dos últimos 30 anos para professores universitários.  

Para a categoria, a falta de investimento e valorização do ensino superior baiano não é compatível com a importância dessas instituições para a Bahia.

“Nesse período de crise e pandemia provamos, mais uma vez, como as Universidades Estaduais são importantes para o desenvolvimento do nosso estado. Foram incontáveis as iniciativas de pesquisa, ensino e extensão no combate à covid-19 durante o funcionamento remoto. Desenvolvemos, por exemplo, produção de álcool gel, EPIs e assessoramento as secretarias de Saúde de vários municípios baianos. Nossos sindicatos realizaram, ainda, ações solidárias em favor das comunidades carentes por todo o estado e atuaram em rede de solidariedade na tragédia do Sul da Bahia. Nada justifica tanto descaso e desvalorização do Governo do Estado com os profissionais da educação do ensino superior”, demarca Ronalda Barreto, coordenadora do Fórum das ADs.
 

Programas

Ver mais

Das Antigas

Agora, às 00h00

Com Bebeto Junior

Madrugada Salvador

Depois, às 02h00

Com

Acorda Salvador

Depois, às 04h00

Com Paulinho FP, Juliana Rodrigues e Osvaldo Barreto

Toda Hora

Depois, às 07h00

Com Juliana Nobre e Diego Vieira

Bom Dia Salvador

Depois, às 08h00

Com Jeffinho

Pida! Music

Depois, às 12h00

Com Léo Sampaio

Tô na Salvador

Depois, às 13h00

Com Mário Tito

Programa da Jóia

Depois, às 16h00

Com Tainá Reis

A Voz do Brasil

Depois, às 19h00

Com

Bora de Samba

Depois, às 20h00

Com Letto Simões

Com Bebeto Junior