Logo

Articulação de Rui garante Senado, troca de Wagner por Otto e apoio do PSD a Lula

Juliana Nobre e Luiz Felipe Fernandez

15 de fevereiro de 2022 às 18h34 | Foto: Vagner Souza/Salvador FM

Imagem de Articulação de Rui garante Senado, troca de Wagner por Otto e apoio do PSD a Lula

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), decidiu concorrer ao Senado Federal em uma articulação que envolve o apoio do PSD à candidatura de Lula. Em encontro nesta terça-feira (15) com o ex-presidente e os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD), o líder do Palácio de Ondina expressou o seu desejo de tentar uma vaga no Legislativo.

O ex-ministro e presidente do PSD, Gilberto Kassab, não estava na reunião. O movimento pode facilitar uma eventual filiação do ex-governador Geraldo Alckmin, cotado para ser vice do petista na eleição deste ano.

O PT abriria mão da cabeça de chapa, que seria ocupada por Jaques Wagner, para o PSD de Otto Alencar. Desta maneira, o partido ganha um representante no estado, enquanto apoiaria Lula já no primeiro turno. 

Com o acordo, Wagner permaneceria no Senado, onde tem mandato por mais quatro anos, enquanto Otto, ex-aliado de Antônio Carlos Magalhães, iria para uma disputa com ACM Neto. Neste tempo, o pepista João Leão realiza o desejo de governar a Bahia no lugar de Rui.

Fontes ligadas ao governo relataram que a iniciativa que provocou a reunião foi do governador Rui Costa, e que a situação pode acentuar uma possível cisão entre ele e Wagner. No entanto, não está descartado um jogo combinado para acomodar os interesses de todos.

Programas

Ver mais

Programa da Joia

Agora, às 16h00

Com Tainá Reis

Ligação Direta

Depois, às 18h00

Com Diogo Medrado, Juliana Nobre e Diego Vieira

A Voz do Brasil

Depois, às 19h00

Com

Bora de Samba

Depois, às 20h00

Com Letto Simões

Com Bebeto Junior