Logo

Secretário da Saúde pode ser chamado pela CDH por agir contra determinações do Conitec

Redação Salvador FM

24 de janeiro de 2022 às 21h04 | Foto: Carolina Antunes/ PR

Imagem de Secretário da Saúde pode ser chamado pela CDH por agir contra determinações do Conitec

O senador Humberto Costa (PT-PE), presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), quer convidar para depoimento o secretário Hélio Angotti Neto, do Ministério da Saúde. Angotti foi responsável por quatro portarias que rejeitam recomendações técnicas contra o uso de remédios sem eficácia comprovada no tratamento de covid-19. As normas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (21).

Hélio Angotti Neto chefia a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. Nas portarias, ele informa que não seriam aprovadas pelo ministério as diretrizes para o tratamento de pacientes de covid-19, elaboradas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Nessas diretrizes, o órgão técnico desaconselha o uso de medicamentos do chamado "kit covid", apontando que eles não são eficientes contra a doença.

Para Humberto Costa, a atitude do secretário é negacionista e ele precisa prestar informações ao Senado Federal sobre os motivos da decisão. "É inadmissível que esse movimento parta de quem, em tese, deveria trabalhar em prol dos avanços científicos", publicou o senador em suas redes sociais.

O requerimento ainda será apresentado à CDH e precisa ser aprovado pelos membros da comissão. Caso seja aprovado, Angotti será convidado a falar à comissão.

Programas

Ver mais

Bom Dia Salvador

Agora, às 08h00

Com Jeffinho

Pida! Music

Depois, às 12h00

Com Léo Sampaio

Tô na Salvador

Depois, às 13h00

Com Mário Tito

Programa da Joia

Depois, às 16h00

Com Tainá Reis

A Voz do Brasil

Depois, às 19h00

Com

Sacode Salvador

Depois, às 20h00

Com Bebeto Junior