Logo

Projeto criminaliza aumentos abusivos em preços de testes de Covid-19

Agência Senado

14 de janeiro de 2022 às 21h01 | Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Imagem de Projeto criminaliza aumentos abusivos em preços de testes de Covid-19

No início da pandemia, o preço de produtos como álcool em gel e máscaras chegou a subir até 161% em algumas localidades. Agora, com o novo aumento do número de casos — especialmente devido à variante ômicron —, há relatos de alta nos valores cobrados pelos laboratórios para testes de covid-19. Para tentar impedir eventuais abusos, o senador Angelo Coronel (PSD-BA) apresentou no início da pandemia um projeto de lei que criminaliza a elevação de preços de produtos e serviços sem justa causa durante períodos de emergência social, calamidade pública ou pandemia (PL 768/2020).

O projeto acrescenta um artigo ao Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990) para determinar que "elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços em época de emergência social, calamidade pública ou pandemia" pode resultar em pena de detenção de um a três anos e multa.

Também acrescenta um artigo ao Código Penal (Decreto-Lei 2.848/1940) para determinar que "elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços médico-hospitalares em época de emergência social, calamidade pública ou pandemia" pode resultar em pena de reclusão de dois a cinco anos e multa.

Tramitação

A previsão inicial é que essa matéria seja analisada em duas comissões do Senado: na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), onde tramita atualmente, e na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Se for aprovada no Senado, a proposta será então analisada na Câmara dos Deputados.

Programas

Ver mais

Tô na Salvador

Agora, às 13h00

Com Mário Tito

Programa da Joia

Depois, às 16h00

Com Tainá Reis

Ligação Direta

Depois, às 18h00

Com Diogo Medrado, Juliana Nobre e Diego Vieira

A Voz do Brasil

Depois, às 19h00

Com

Sacode Salvador

Depois, às 20h00

Com Bebeto Junior