Tereza Paim discorda de termo de autorização para vacinação de crianças em Salvador

Foto de João Santos

João Santos

Salvador

14 de janeiro de 2022 às 08h43

 | 

Foto: Reprodução/Youtube

Imagem de Tereza Paim discorda de termo de autorização para vacinação de crianças em Salvador

A secretária de Saúde da Bahia, Tereza Paim, disse na manhã desta sexta-feira (14), que o estado não deve tornar obrigatório a apresentação do termo de autorização assinada pelos reesposáveis de menores para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. A prefeitura de Salvador fez a exigência. Ao programa Ligação Direta da Salvador FM, Tereza afirmou que o estado não exige que os país levem um formulário para vacinar seus filhos.

"A vacina é milenar, está comprovado a eficácia dela em toda faixa etária. Esta no estatuto da criança que o responsável que leva seu dependente a unidade base de saúde já esta assumindo a responsabilidade da vacinação ao fazer o cadastro na recepção. Por tanto, a gente não tem porque exigir que a pessoa leve um formulário para vacinar. É de fato uma facilitador para a notificação ao MS e secretarias de saúdes sobre quem tomou as vacinas, mas isso não pode ser uma prerrogativa. A gente precisa dar equidade e possibilidade de acesso a todos da vacina", declarou Paim.

O termo de autorização foi anunciado na tarde desta quinta-feira (14) pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), com a justificativa de acelerar o processo de notificações a Secretária Municipal de Saúde (SMS). e acordo com o gestor, a autorização deve ser levada já preenchida pelo responsável legal.

"Só um responsável legal precisa assinar. É uma exigência que vamos cumprir, mas nosso objetivo é facilitar. Caso a criança vá com algum parente é importante levar essa declaração que pode ser do [próprio] punho do pai (ou responsável). Há declarações disponíveis nas nossas redes, a pessoa pode imprimir e só assinar", disse Bruno Reis.

A secretária também confirmou o recebimento de 75 mil doses de vacinas contra Covid-19 destinadas às crianças de 5 a 11 anos. Os imunizantes estão previstos para chegar na manhã desta sexta-feira (14). 

Tereza Paim foi a entrevistada de hoje do programa Ligação Direta da Salvador FM. Confira entrevista completa:

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM