NO AR
Salvador FM
Salvador
Compartilhar

Matatu de Brotas ganha Unidade de Acolhimento Institucional

Por Redação LDNotícias no dia 06 de dez - 14h49 | Foto: Divulgação

Matatu de Brotas ganha Unidade de Acolhimento Institucional

Uma nova Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) para crianças e adolescentes foi instalada pela Prefeitura na 2ª Travessa Gersino Coelho, 2, em Matatu de Brotas. Administrada pela Fundação Cidade Mãe (FCM), a estrutura foi entregue nesta segunda-feira (6), com as presenças do prefeito Bruno Reis e da presidente da FCM, Isabela Argolo.

O local possui capacidade de atendimento para até 20 crianças e adolescentes, sendo dez meninas entre 8 e 18 anos e dez meninos entre 8 e 14 anos, encaminhados pela 1ª Vara da Infância e Juventude, devido à impossibilidade de continuarem com as famílias em virtude de algum tipo de violação de direitos. Os acolhidos permanecem no local até serem inseridos na família de origem, extensa ou adoção. 

Na entrega da UAI, o prefeito destacou a vocação da gestão para a questão social, ressaltando que a rede será ampliada para atender um público maior. "A meta é criar mais duas unidades como esta, alcançando o total de 120 vagas. A FCM possui diversos equipamentos, a exemplo dos Centros de Convivência, que atendem cerca de 400 crianças por unidade, realizando atividades no contraturno das aulas. Hoje, temos cinco centros e chegaremos a dez ainda nesta gestão, passando a ser uma das maiores redes do país, atendendo até 4 mil crianças”, disse Reis.

Funcionamento

No local, crianças e adolescentes desenvolvem atividades lúdicas, escolares e de lazer, programadas pela equipe pedagógica, quando não estão na escola ou em cursos culturais e/ou profissionalizantes. Além disso, a depender das necessidades de cada acolhido, são promovidos acompanhamentos individuais e ou em grupo para discussões de demandas da própria infância/adolescência, além de questões familiares e comunitárias e o processo de reinserção do jovem na sociedade.

Com dois pavimentos (térreo e primeiro andar), o espaço conta com sala de estar, cozinha, banheiro, quatro quartos, varanda e área de serviço.

Salvador possui outras três UAIs geridas pela FCM, que ficam localizadas no Jardim Baiano, Bonocô e Boca do Rio.

Relacionadas

Assista no Youtube

Verão Salvador: Como manter uma alimentação saudável na estação mais quente do ano

22 de jan - 10h01