NO AR
Salvador FM
Salvador
Compartilhar

Diretor geral da Codesal contabiliza mais de 60mm de chuva em alguns bairros de Salvador

Por Redação LD Notícias no dia 05 de dez - 10h45 | Foto: Reprodução

 Diretor geral da Codesal contabiliza mais de 60mm de chuva em alguns bairros de Salvador


Salvador amanheceu com registro de fortes chuvas neste domingo (5). A Defesa Civil de Salvador explica que a tempestade é resultado da formação de áreas de instabilidade associadas a um cavado* sobre oceano Atlântico e no leste do Nordeste.

"Desde as primeiras horas deste domingo (5) contabilizamos mais de 60mm nas últimas seis horas em alguns bairros de Salvador. Até então foram mais de 20 solicitações pelo 199 [número da Codesal]", afirmou o diretor geral da Codesal Sósthenes Macedo. 

Os locais em que foram registrados os maiores acumulados de chuvas em 06h (atualizado às 9h52): Brotas – Codesal (60,8mm), Engenho Velho de Brotas (60,8mm), São Cristóvão (59,6mm), Cidade Baixa - Monte Serrat (53,4mm), Campina de Brotas (50,2mm).

Nos primeiros cinco dias de dezembro, o acumulado de chuvas em Salvador foi de 44,6 mm, medido pelo pluviômetro de referência em Ondina, 76,7% acima da Normal Climatológica para o mês de dezembro que é de 58,1 mm –, registrada pela Estação Pluviométrica do Inmet (Ondina).


Previsão do tempo

Segundo a Codesal, a tendência é que haja uma redução das chuvas no período da tarde de hoje, saindo da intensidade moderada para fraca. O padrão se repete para esta segunda-feira (6) quando a previsão é de chuva por conta de áreas de instabilidade. As informações são do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

"Pedimos a todos que percebam riscos em suas áreas, ligar para o 199. Seja por causa de deslizamento, fissura ou inclinamento. Não nos coloquemos em situação de risco. Ligue para que os profissionais possam ir a campo e garantir a segurança", complementa Macedo. 

* O cavado é o nome técnico que se dá a uma região na atmosfera onde ocorre uma ondulação no sentido horário do fluxo de ventos e uma tendência à queda da pressão atmosférica.
 

Relacionadas

Assista no Youtube

Verão Salvador: Como manter uma alimentação saudável na estação mais quente do ano

22 de jan - 10h01