NO AR
Salvador FM
Bahia
Compartilhar

Ipac cede imóveis para Casa da Música, Samba de Roda e Festa D’Ajuda

Por Redação LDNotícias no dia 30 de nov - 19h03 | Foto: Ipac

Ipac cede imóveis para Casa da Música, Samba de Roda e Festa D’Ajuda

A prefeitura de Cachoeira, em parceria com o Instituto do Patrimônio Artístico da Cultura da Bahia (Ipac), promoverá na próxima quinta-feira (2), um evento com o objetivo de celebrar assinaturas para autorização e cessão de uso de três imóveis de propriedade do órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), para implantação da ‘Casa da Música de Cachoeira’ e da ‘Casa do Samba de Roda de Dona Dalva’; além da instalação de um espaço dedicado à salvaguarda da Festa D’Ajuda. Os atos ocorrerão a partir das 14h, no Cine Theatro Cachoeirano, localizado na Praça Teixeira de Freitas.

Na ‘Casa da Música de Cachoeira’ haverá a instalação de um estúdio de música para gravação e ensaio, público e gratuito, com a finalidade de fomentar a produção musical e cultural na cidade, além de sediar exposições e utilizar o imóvel como base para produções e promoções de pequenos eventos.

Já a ‘Casa do Samba de Roda de Dona Dalva’ será o mais um importante centro de referência do Samba de Roda, já que contará com a ampliação das ações culturais já desenvolvidas pela associação. O Samba de Roda do Recôncavo da Bahia obteve o reconhecimento de Patrimônio Cultural Imaterial pelo Ipac em 2020, inscrito no Livro de Registro Especial das Expressões Lúdicas e Artísticas.

Como mais uma ação de salvaguarda dos patrimônios baianos, a casa a ser cedida pelo Ipac para a Irmandade de Nossa Senhora D’Ajuda contribuirá para salvaguarda da tradição do bem, uma vez que passarão a utilizar um espaço mais adequado para suas ações e atividades de salvaguarda. A Festa D’Ajuda é uma manifestação cultural patrimonializada pelo Ipac desde 2011, por meio do Registro Especial de Eventos e Celebrações.

Na ocasião, também haverá a assinatura de documento de abertura de processo para a análise de Registro Especial do Licor Artesanal de Cachoeira como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia.

Relacionadas

Assista no Youtube

Verão Salvador: Confira quais os melhores destinos para viajar durante o verão na Bahia

06 de jan - 13h44