Fumpres dispensa beneficiários de realização de Prova de Vida após adesão a sistema de cruzamento de dados; entenda

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Salvador

04 de abril de 2024 às 11h39

 | 

Foto: Reprodução

Imagem de Fumpres dispensa beneficiários de realização de Prova de Vida após adesão a sistema de cruzamento de dados; entenda

O Fundo Municipal da Previdência de Salvador (FUMPRES) aderiu ao sistema de cruzamento de dados e dispensou os mais de 10 mil beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da capital baiana para realizar a Prova de Vida. 

Isso significa que os aposentados e pensionistas não precisarão se mobilizar para fazer o procedimento obrigatório por lei e, consequentemente, manter o recebimento dos seus respectivos benefícios. 

Isso ocorreu em razão de mais uma conquista da Previdência de Salvador para os seus inativos: a aquisição do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (SIRC), que realiza o cruzamento de dados e disponibiliza as informações necessárias para comprovação de vida. 

"Em que pese já tenhamos contratado o sistema oficial do Governo Federal desde 2022 apenas no final do ano passado, após um pleito formulado pelo Município de Salvador, passou a ser permitida a realização da prova de vida anual através do cruzamento da base de dados do SIRC", afirmou o subsecretário da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e diretor do FUMPRES, Daniel Ribeiro.

"É mais uma conquista da Previdência de Salvador que é pioneira no procedimento e que trabalha sempre pensando nos nossos aposentados e pensionistas, para trazer mais conforto, segurança e tecnologia. Agora, nossos segurados no ano de 2024 não vão mais precisar se mobilizar para fazer a Prova de Vida, porém, é importante dizer que procedimento não deixou de ser obrigatório, a novidade é que faremos de forma automatizada", completou.  

Portanto, para o ano de 2024, os 10.234 aposentados e pensionistas deverão ficar despreocupados em relação à Prova de Vida, visto que a autorização para utilização do SIRC vai viabilizar a disponibilização dos dados dos beneficiários da Previdência de Salvador.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM