São João: Festa em Paripe leva diversão e renda extra para moradores do Subúrbio

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Salvador

25 de junho de 2022 às 08h55

 | 

Foto: Antonio Queirós/GOVBA

Imagem de São João: Festa em Paripe leva diversão e renda extra para moradores do Subúrbio

Mais de 30 mil pessoas se divertiram nesta sexta-feira (24), segunda noite do São João de Paripe, na Praça João Martins, em Paripe, na capital baiana. O arrocha do cantor Pablo levantou o público com seus maiores sucessos, como BiluBilu, Porque Homem Não Chora e Chora Não Bebê. 

Os Barões da Pisadinha levaram o novo ritmo ao Subúrbio Ferroviário de Salvador. Dinho Santos, natural de Paripe, revisitou seu bairro de origem, com um repertório repleto de forró e de música sertaneja. Contando, ainda, com o goiano Pedro Libe, a festa organizada pelo Governo do Estado, através da Bahiatursa, foi uma oportunidade, também, para aquecer a economia do bairro, com bares e restaurantes lotados, além dos vendedores ambulantes. 

Reforço no orçamento

Desde a primeira edição, Kezia Azevedo, 22 anos, monta uma barraca de bebidas na avenida principal, em frente à Praça João Martins. “Vamos aproveitar que as festas  voltaram. Nós estávamos em época de pandemia, todo mundo desempregado, principalmente quem é ambulante, que não tinha onde tirar renda. E agora a gente vai conseguir fazer um dinheiro para pagar nossas contas. É um bom recomeço para a gente que estava parado. Agora temos a festa e podemos trabalhar”. 

Vendedor de algodão doce, Josenilton Reis conta com o dinheiro que vai levantar com a venda do produto durante a festa. “Espero vender essa quantidade que eu trouxe para poder comprar um saco de cimento e uma viga de ferro, porque estou fazendo a alvenaria da casa. E a gente vai vivendo assim, é com esse trabalho que eu tento manter minha família”.

Saúde e Segurança

A Operação São João conta ainda com o efetivo de 28 mil policiais e bombeiros e, pela primeira vez, está utilizando o Sistema de Reconhecimento Facial. A tecnologia, que já ajudou a retirar 262 criminosos das ruas, auxilia a polícia a promover uma festa de paz e muita diversão para baianos e turistas. 

Para tanto, câmeras foram distribuídas nos quatro pontos de festa em Salvador: Paripe, Periperi, Parque de Exposições, Pelourinho. Outras 11 cidades do interior da Bahia também vão ser contempladas com o reforço tecnológico. Mais de R$ 9 milhões de reais foram empregados pela SSP, para garantia de efetivo e da estrutura.

O esquema de segurança voltado para os festejos vai até domingo (26) e segue até o dia 2 de julho, feriado da Independência da Bahia. O efetivo vai atuar em todo o estado nas ações preventivas, através das patrulhas nas áreas de festa e fiscalização dos itens de segurança dos espaços, e também nas ações de monitoramento e investigação, com o aumento dos plantões e dos quadros disponibilizados nas delegacias.

Durante a festa, a Secretaria da Saúde (Sesab), junto com a Secretaria de Turismo (Bahiatursa), está distribuindo cerca de 1 milhão de preservativos masculinos e femininos. A ação ‘Camisinha tá na mão’ tem como objetivo alertar milhões de baianos e turistas sobre a importância da prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis e a prática do sexo seguro.

Mais São João da Bahia

A programação do São João da Bahia prossegue até 2 de julho no Pelourinho e, a novidade de 2022, no Parque de Exposições, além das tradicionais festas no interior do Estado. No Centro Histórico e na Paralela, a festa se estende até o dia 26. Festejando a Independência da Bahia, a comemoração segue de 30 a 2 de Julho no Parque de Exposições.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM