Professores de quatro universidades federais da Bahia aprovam paralisação de 24 horas

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Bahia

21 de maio de 2022 às 16h10

 | 

Foto: Adufs

Imagem de Professores de quatro universidades federais da Bahia aprovam paralisação de 24 horas

Os professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), de Santa Cruz (Uesc), do Sudoeste da Bahia (Uesb) e do Estado da Bahia (Uneb) aprovaram a paralisação das atividades acadêmicas por 24h no dia 31 de maio. A data foi proposta em assembleia, realizada na última quinta-feira (19).

Para a Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), a categoria acredita que a mobilização pode forçar o governo estadual a estabelecer o diálogo. Os professores reivindicam a garantia dos direitos trabalhistas, a ampliação do orçamento destinado às universidades estaduais baianas de 5% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para 7% da RLI, o respeito à autonomia universitária e o reajuste salarial.

O Fórum das Associações de Docentes (ADs), entidade que reúne as diretorias das quatro associações docentes, irá definir uma data entre 30 de maio e 3 de junho para a interrupção do serviço. Na data, haverá um ato público em Salvador.

A diretoria da Adufs encaminhou ao Fórum das ADs uma agenda de atividades, incluindo outras paralisações e até a previsão do indicativo de greve.

Segundo a Adufs, desde 2015, a categoria não recebe a reposição inflacionária aos servidores, impondo à categoria uma perda salarial de 47,1%. O cálculo considera o reajuste concedido pelo governo e a inflação acumulada entre janeiro de 2015 e maio deste ano, que soma 57,5%.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM