Instituição Conceição Macedo assina termo para gestão do Centro LGBT da Bahia

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Salvador

18 de maio de 2022 às 18h01

 | 

Foto: Reprodução / Michele Brito

Imagem de Instituição Conceição Macedo assina termo para gestão do Centro LGBT da Bahia

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) assinou um novo termo de colaboração com a Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM) para a gestão do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia (CPDD-LGBT), no Centro Histórico de Salvador. O acordo foi formalizado na segunda-feira (16), com duração de 19 meses. 
 
A assinatura contou com a presença do secretário da SJDHDS, Carlos Martins, da fundadora da IBCM, Conceição Macêdo dos Santos; do superintendente de Direitos Humanos da SJDHDS, Jones Carvalho; e do coordenador LGBT da SJDHDS, Kaio Macedo.
 
“Estou muito contente de assinar esse termo de colaboração nesse dia de hoje. Eu tenho o maior apreço pelo trabalho do Casarão e do CPDD, desde o primeiro momento. Quero que o trabalho seja ainda mais integrado, não só com a superintendência de Direitos Humanos, mas de todas as nossas superintendências”, afirmou o secretário Carlos Martins, que afirmou que o termo poderá ser um referencial para o país.
 
Criado em 2017, o CPDD-LGBT se tornou referência em Salvador e municípios do interior como um espaço de acolhimento e de promoção dos direitos e de sociabilidade LGBTQIA+, tornando-se uma política pública necessária na efetivação e promoção de direitos, no recebimento de denúncias e acolhimento das vítimas de violências LGBTfóbicas.
 
O CPDD-LGBT funciona no Casarão da Diversidade. O espaço também foi criado pelo Governo do Estado, em 2018, e abriga um conjunto de equipamentos, serviços, ações e iniciativas de cidadania e proteção da população LGBTQIA+. Além do CPDD, funcionam no local o PreParaSalvador, ação sob responsabilidade do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que atua na pesquisa e prevenção em relação às HIV/Aids para o público jovem, e o Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CELGBT).
 
“Nossa instituição tem um histórico de acolhimento da população LGBTQIA+ e de pessoas em situação de vulnerabilidade. É com muita satisfação que estaremos no Casarão com uma equipe formada por gays, lésbicas, transexuais, travestis, mães de LGBTQIA+, com aliado, sempre na luta e adubando e colhendo os frutos do amor”, salientou Renildo Barbosa, que será coordenador do CPDD-LGBT.
 
A nova equipe do CPDD-LGBT também foi apresentada. O grupo é formado por assistentes sociais, psicólogas, advogados e um corpo de profissionais para atuar no acolhimento e nas demandas do centro.
 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM