Robô brasileiro pode prever tragédias climáticas e apoiar socorro

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Brasil

18 de maio de 2022 às 08h53

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Robô brasileiro pode prever tragédias climáticas e apoiar socorro

Um robô brasileiro, batizado de 14 Bis, promete na previsão de tragédias climáticas e ajudar na prestação de socorro. A máquina foi criada pelo professor Joel Ramos, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio,

A invenção é capaz de ouvir e responder perguntas e de se movimentar por comandos de voz e está sendo preparada para ajudar as autoridades a prevenir e conter os danos causados por tragédias naturais como os fortes temporais que caíram na cidade em fevereiro deste ano, resultando em mais de 200 mortes.

Com o nome em homenagem ao avião pioneiro, 14 Bis foi montado a partir de peças recicláveis e de motores comprados pela internet.

O criador mantém contato com a unidade do Corpo de Bombeiros da cidade para compreender melhor as necessidades em caso de emergências. 

Há possibilidade de que o robô ganhe a capacidade de fazer previsões climáticas e de, a partir de análises de superfícies, identificar regiões de maior risco. O robô também pode ser utilizado para replantio de áreas desmatadas, uma interação tecnológica única no Brasil.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM