Festival de Natação Maio Laranja agita Arena Aquática de Salvador

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Salvador

15 de maio de 2022 às 16h30

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Festival de Natação Maio Laranja agita Arena Aquática de Salvador

A Prefeitura Municipal, por meio da campanha de combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil, realizou mais uma ação com o objetivo de sensibilizar e orientar a população sobre a garantia de direitos de crianças e adolescentes. O Festival de Natação Maio Laranja, aconteceu neste sábado, na Arena Aquática da capital baiana, localizada na Pituba. 

Coordenado pela Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ),  o torneio de natação foi realizado para 80 crianças e adolescentes, acolhidos no Lar Pérola de Cristo, em Paripe. Os meninos e meninas,  entre 09 a 17 anos, participaram de uma seleção para o evento.  Um profissional de natação, realizou uma análise da aptidão entre os atletas. 

Para garantir a animação do público, a Banda Guardiões da Cidade, formada por músicos da Guarda Civil Municipal (GCM), se apresentou no local. Durante o evento, houve uma apresentação dos alunos da Arena Aquática e grupos de ginásticas rítmica, com mostras de treinamentos diários. Ao final do Festival de Natação, todos os participantes foram  premiados com medalhas. 

Presente no evento, a vice-prefeita Ana Paula Matos, afirmou que o esporte é a ferramenta de inserção social. "O trabalho do Maio Laranja é muito importante na luta contra todas as formas de abuso e exploração sexual contra crianças. Esse evento mostra que o esporte é uma forma de transformar vidas. Eu tenho muito amor por essas crianças do Lar Pérola de Cristo, e tenho certeza que esse dia será sempre lembrado por elas de forma especial."

A titular da SPMJ, Fernanda Lordelo, ressaltou as especificidades das atividades desenvolvidas durante o Maio Laranja. "Essa ação tem o caráter bem especial porque envolve o esporte. Entendemos que o esporte além de ser  educação e informação, é uma maneira que nós temos de envolver as crianças e adolescentes em algo saudável. O evento de hoje traz um cunho de alegria e confraternização infanto-juvenil.  Em um mês que estamos realizando tantas ações formativas e reflexivas, hoje provemos um momento especial para  às crianças, que é o nosso público alvo."

Realizado em parceria com a Secretaria de Promoção Social Combate à Pobreza, Esporte  e Lazer (SEMPRE), o campeonato de Natação Maio Laranja tem um importante papel social na prevenção contra o abuso  e exploração sexual infanto-juvenil. Segundo o diretor da Infância, Adolescência e Juventude da SPMJ, Euvaldo Jorge, a iniciativa visa sensibilizar a comunidade esportiva sobre a atuação no enfrentamento e combate às violações de direitos de crianças e adolescentes.

“Sabemos que a iniciação esportiva, é reconhecida por promover integração social, lazer e  bem-estar, além de estimular o desenvolvimento físico e mental, cultivar uma vida muito mais saudável e quem sabe, até, realizar o sonho de se tornar um ídolo nacional. Na natação da nossa cidade, temos grandes exemplos, como o medalhista olímpico, Edvaldo Valério e os campeões mundiais, Alan do Carmo e Ana Marcela. Porém, por outro lado,  existe uma realidade paralela em que atletas em formação acabam submetidos a graves violações de direitos e isso tem nos preocupado. Muitos desportistas com potencial são desperdiçados diariamente por causa do abuso sexual. Por isso, é preciso discutir e provocar esse tipo de diálogo dentro do ambiente esportivo”, ressaltou o diretor.

Com o sonho de ser nadadora olímpica, A.J, de 9 anos, destacou a felicidade de vivenciar um dia de atleta. "Nunca tinha visto uma piscina tão grande. Estou nervosa, ansiosa para nadar competir e ganhar medalha. Hoje está sendo um dia muito feliz e diferente para mim e todos os meus coleguinhas. Tá sendo uma experiência muito legal."

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM