Maio Roxo: mudanças no intestino podem ser sinal de doença inflamatória

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Saúde

11 de maio de 2022 às 11h25

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Maio Roxo: mudanças no intestino podem  ser sinal de doença inflamatória

A Retocolite Ulcerativa (RCU) e a Doença de Crohn (DC) são os principais tipos da Doença Inflamatória Intestinal (DII), com ocorrência crescente no Brasil e no mundo, conforme a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD). No Brasil, a DC e a RCU afetam entre 12 e 55 indivíduos em cada 100 mil habitantes. Um estudo publicado na revista britânica The Lancet apontou para a existência de 6,8 milhões de casos de DII no mundo em 2017.

Diante do crescimento mundial da incidência da DII, os médicos aproveitam a chegada do Maio Roxo – mês de alerta e conscientização – e chamam a atenção para a importância do tratamento precoce, pois são doenças que não têm cura, reduzem a qualidade de vida do paciente, aumentam a incapacidade e sobrecarregam o sistema de saúde. “O atraso no diagnóstico pode levar a complicações mais sérias, incluindo intervenções cirúrgicas. Por isso, é importante que o paciente seja avaliado e acompanhado por uma equipe especializada no tratamento”, explica o gastroenterologista da Clínica AMO, Bruno César da Silva, com trabalho dedicado às doenças inflamatórias intestinais. 

“Além dos sintomas e impacto na qualidade de vida, os pacientes se preocupam com as complicações causadas pela DII. Dentre elas, o maior risco de desenvolver câncer de intestino se destaca. No entanto, o controle rigoroso do processo inflamatório pode reduzir essa chance para níveis semelhantes aos da população normal”, esclarece o médico.

O gastroenterologista diz ainda que, apesar do risco de câncer de intestino ser maior na população com Retocolite Ulcerativa, indivíduos com Doença de Crohn também estão mais propensos a  desenvolver esse tipo de neoplasia quando comparados à população em geral. 

Sem causa exata conhecida (acredita-se que seja multifatorial), a DII acomete igualmente homens e mulheres, mas predomina em jovens, sendo diagnosticada normalmente antes dos 30 anos. 

Sintomas X tratamento 
O gastroenterologista Bruno César Silva explica que alguns sintomas, como a diarreia, são comuns às duas doenças e também estão presentes em outras patologias, o que pode retardar o diagnóstico. Na Retocolite Ulcerativa, que se caracteriza pela inflamação da mucosa do cólon e do reto, os primeiros sinais podem ser evacuações diarreicas com sangue, desejo urgente de evacuar e dor abdominal. A diarreia pode aparecer lentamente ou surgir de maneira súbita, podendo haver também manifestações extraintestinais, tais como dores articulares e lesões na pele, como ressalta o médico. 

“Na Doença de Crohn, dor abdominal, diarreia e perda de peso se destacam como sintomas mais frequentes, mas outros podem ocorrer, tais como manifestações na região anal, a exemplo de fissuras, fístulas e abscessos”, enumera. 
A Doença de Crohn é crônica, se caracteriza por uma inflamação na parede intestinal e pode envolver qualquer porção do trato gastrointestinal, desde a cavidade oral até o ânus. “Em geral, quando tratados, os pacientes podem ter vida ativa e produtiva”, completa.

Diagnóstico – Na investigação, o paciente pode ser submetido a uma série de exames, incluindo colonoscopia, ultrassonografia, exames de sangue (podendo contemplar marcadores sorológicos e moleculares), tomografia computadorizada e ressonância magnética, entre outros.

Com relação ao tratamento, o médico explica que é preciso acompanhamento especializado e, de um modo geral, os medicamentos disponíveis controlam os sintomas, mas também podem melhorar a inflamação e cicatrizar a mucosa intestinal.  

A cirurgia pode ser necessária para a DII quando há falha no tratamento clínico ou quando há evolução para complicações, como obstrução e perfuração intestinal, fístulas, abcessos ou até mesmo câncer. 
 

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM