Logo

Tia Má denuncia racismo em mercado, após ser perseguida por segurança

Redação Salvador FM

22 de março de 2022 às 07h34 | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Imagem de Tia Má denuncia racismo em mercado, após ser perseguida por segurança

A jornalista Tia Ma publicou, em seu Twitter, uma situação de racismo que viveu no supermercado GBarbosa, em Vilas do Atlântico, nesta segunda-feira (21). Segundo a influenciadora, ela foi perseguida por um segurança do estabelecimento, enquanto fazia compras.

"Fui ao mercado e um segurança me seguia. Ia atrás de mim e eu com medo dele estar me assediando. Até que me dei conta que era o racismo nosso de cada dia. Estava sendo discriminada por ser suspeita. Aquilo foi me dando um desespero. E é assim que a gente enlouquece. Porque não precisa nada ser dito. É o olhar, a perseguição. A abordagem é sempre a mesma. Nos seguem e nos olham como marginais em potencial", relatou Tia Má.

Em seguida, ela começou a gritar, pedindo para parar de ser seguida e pediu para falar com a gerência. "É preciso que as lojas entendam que a segurança, mesmo que terceirizada, é responsabilidade das redes. Ao falar com a gerente, que primeiro tenta negar o fato, mas ao perceber que eu não era uma pessoa desinformada, ela concordou e disse que falaria com o funcionário. Mas fiz questão de reafirmar que não é um problema dele e sim da loja, pois se ele está a serviço do mercado, é a própria rede que estava me seguindo e me colocando como suspeita", explicou.

Em seu Instagram, a influenciadora compartilhou o print de uma conversa com o GBarbosa, onde ela relata o ocorrido. “Absurdo o treinamento oferecido a equipe de vocês, que trata gente preta como suspeita. Discriminada na loja Vilas do Atlântico da rede de vcs! Um homem, o que já é errado, seguindo uma mulher. Me senti coagida, foi preciso gritar q não iria roubar para que o ‘segurança’ parasse de me seguir. Não adianta dizer que esse é um serviço terceirizado, pois se estão atuando dentro do mercado, representa aquilo que o mercado defende e após o meu post, já percebi que essa é uma prática constante dentro da loja! É assim que nos matam e é preciso repensar qual é o tipo ‘suspeito’, pois historicamente sabemos quem rouba mais!”, escreveu.

Ela compartilhou também uma foto com uma seguidora e disse que só parou de ser perseguida, após ter sido reconhecida por ela: “Você me salvou”.

De acordo com a publicação do Extra, o Ceconsud, que é responsável pela administração do Gbarbosa, ainda não se pronunciou sobre o caso.

Programas

Ver mais

Bora de Samba

Agora, às 06h00

Com Letto Simões

Sacode Salvador

Depois, às 10h00

Com Ivis Macêdo

Salvador Mania de Pagode

Depois, às 12h00

Com Jean Nanico

Sucessos Salvador

Depois, às 14h00

Com Ivis Macêdo

Toca Tudo

Depois, às 19h00

Com Jota P e Márcio Vander

Love e Samba

Depois, às 22h00

Com Márcio Vander