Salvador terá mais quatro unidades de atendimento 24h para síndromes gripais

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Salvador

20 de janeiro de 2022 às 12h01

 | 

Foto: Divulgação/Secom

Imagem de Salvador terá mais quatro unidades de atendimento 24h para síndromes gripais

Quatro novos Pontos de Atenção às Urgências com foco no atendimento de síndromes gripais passam a funcionar em Salvador, a partir desta quinta-feira (20). As novas unidades tem foco apenas no combate de casos de Covid-19 e do vírus da gripe H3N2. 

As estruturas montadas pela Prefeitura, que vão funcionar como mini UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24h, tiveram os detalhes apresentados pelo prefeito Bruno Reis, em coletiva realizada nesta quinta-feira (20) em uma dessas estruturas – a Unidade de Saúde da Família (USF) Imbuí.

Além do e vão ampliar a capacidade de atendimento em mais 14 leitos de estabilização. Também estiveram presentes na solenidade a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Léo Prates, além de outras autoridades municipais. 

"Os novos casos da variante Ômicron do coronavírus estão se alastrando rapidamente, em uma proporção muito maior que antes. No quadro da Prefeitura há muitos contaminados, com mais de 2 mil pessoas afastadas por conta da pandemia. E isso tudo provoca uma procura imensa nos pontos de atendimento e nas unidades de urgência e emergência”, declarou Bruno Reis.

De acordo com o gestor, ainda há a demanda reprimida provocada por outras doenças, a maioria crônicas, já que muitos pacientes não conseguiram prosseguir com o tratamento devido à pandemia de Covid-19. “Diferentemente da primeira e da segunda onda, quando a pressão estava em não superlotar o sistema, é preciso tratar também as demais doenças. Mas há o risco desses pacientes contraírem Covid e acabar causando congestionamento nas unidades de saúde. Mas nunca deixamos de atender ninguém, seja no momento mais crítico, seja agora”, afirmou.

Como funciona 

Os Pontos de Atenção às Urgências serão geridos pela Organização Social Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área de Saúde (Fabamed) e atuará na gestão, planejamento, operacionalização e execução das ações e serviços. Para a implantação das quatro estruturas, o investimento é de cerca de R$460 mil.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM