Vereadores de Camaçari cobram apoio de deputados e senadores contra extinção de 30 mil empregos

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

18 de janeiro de 2022 às 12h12

 | 

Foto: Thiago Canuto/Divulgação

Imagem de Vereadores de Camaçari cobram apoio de deputados e senadores contra extinção de 30 mil empregos

A Bahia pode perder até 30 mil empregos caso não seja revertida a decisão do governo federal de acabar com o incentivo tributário chamado Regime Especial da Indústria Química (REIQ). Por conta disso, a Câmara de Vereadores de Camaçari, presidida por Júnior Borges (DEM), cobra dos deputados e senadores da bancada da Bahia atuação para reverter o quadro. O município da Região Metropolitana de Salvador (RMS) será o principal prejudicado caso o incentivo não seja retomado.  

Na manhã de hoje (18), houve uma reunião de Júnior Borges com o senador Otto Alencar (PSD), que contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Júnior (MDB). Antes, o vereador de Camaçari já havia se encontrado com o deputado federal Cláudio Cajado (PP). Graças a uma mobilização como essa, o REIQ foi mantido em 2019, quando o governo federal tentou extinguir o incentivo. Entretanto, uma Medida Provisória publicada no final de dezembro do ano passado suspendeu o benefício.   

"Estamos novamente mobilizando forças políticas suprapartidárias para lutar pelo retorno do regime, através da convocação de deputados e senadores que representam a Bahia e precisam lutar conosco em defesa dessa causa, em defesa dos empregos em Camaçari e no estado. Essa é uma prioridade absoluta, que interessa não só a nossa cidade, mas a toda Bahia", disse Júnior Borges. 

No encontro de hoje, Otto Alencar afirmou que é contra a revogação e que está se movimentando neste sentido no Senado, colocando-se à disposição para ajudar no que for preciso. Ele parabenizou Júnior Borges pela atuação à frente do REIQ, revogado de surpresa pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).  

“Não vamos permitir isso neste momento em que o Brasil precisa garantir empregos. Este setor é fundamental para o desenvolvimento econômico e também para a expansão da ciência, da pesquisa e da tecnologia. É muito importante que o Brasil possa, como país em desenvolvimento, manter essa possibilidade de melhoria das suas plantas industriais e dos investimentos para melhorar a tecnologia do setor químico e petroquímico”, disse Otto, que adiantou que já fez contato com senadores de outros estados para impedir o fim do REIQ.

Também participaram do encontro com Otto os vereadores de Camaçari Dilson Magalhães e Gilvan Souza, ambos do PSDB. Eles lembraram que Camaçari perdeu recentemente a Ford, o que provocou um impacto grande na economia local e regional.

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM