Delegacia Virtual diminui aglomeração em unidades físicas da Polícia Civil

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Polícia

17 de janeiro de 2022 às 14h54

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Foto: Divulgação / Polícia Civil

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Desde que substituiu a Delegacia Digital, em outubro de 2021, a Delegacia Virtual já realizou 39.320 registros e se tornou uma aliada para o combate às aglomerações nas unidades físicas da Polícia Civil.

No programa, há 15 opções de ocorrências que, depois de cadastradas são encaminhadas para uma delegacia de referência. A unidade virtual compõe o novo sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Com a plataforma, é possível resolver questões referentes à perda e extravio de documentos, furto, estelionato, roubo, acidente de trânsito sem vítimas, ameaça, dano, via de fato, perturbação do sossego, desaparecimento e localização de pessoas, maus-tratos contra animais, violência doméstica contra a mulher e racismo.

Em 89 dias de funcionamento, a Delegacia Virtual realizou uma média de 441 registros diários, com tempo de atendimento de 17 minutos.

As delegacias físicas continuam em operaação, mas o órgão alerta que essas só sejam procuradas para o registro de casos mais complexos, como lesão corporal grave, extorsão mediante sequestro, suicídio, homicídio, latrocínio e perigo de contágio de moléstia grave ou para vida ou para vida de outrem. Além disso, essas denúncias também podem ser feitas também através do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP), discando 181.

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