Logo

Com “cultura LGBT”, Plano Municipal de Cultura é aprovado na CMS

Juliana Nobre

15 de dezembro de 2021 às 12h52 | Foto: Reprodução/Youtube

Imagem de Com “cultura LGBT”, Plano Municipal de Cultura é aprovado na CMS

Após polêmicas sobre a inserção da cultura LGBTQIA+, o Plano Municipal de Cultura de Salvador foi aprovado nesta quarta-feira (15) na Câmara Municipal. A bancada evangélica da Casa manteve seu voto contrário em à relação a introdução do termo no documento. No entanto, por acordo, o termo foi inserido. A "cultura gospel" também passou a constar no texto final.

O vereador Isnard Araújo (PL) afirmou que a Casa está abrindo precedente "perigoso" ao considerar a cultura LGBTQIA+. "Se apoiarmos com as nossas digitais se orientação sexual é cultura, estamos abrindo precedente a aquelas exposições, peças e eventos em que foram apresentados de erotização de jovens e adolescentes vai se tornar cultura", afirmou.

Alexandre Aleluia (DEM) disse que não aceita cultura LGBTQIA+ e racial. "O Brasil já foi dividido tanto. E agora estão dividindo até vacinados. É um ataque à nossa liberdade".

A vereadora Laina Crisóstomo (PSOL) chegou a discutir em meio ao plenário, ao reagir às falas de Aleluia. "Não é opção, nem escolha, é orientação". 

 "Graças a Deus não entro para a história como um vereador que formalizou a cultura LGBT", disse Anderson Ninho (PDT).

Em defesa da matéria, o edil Cláudio Tinoco (DEM) agradeceu a aprovação. "Esse plano é muito maior do que nossas convicções pessoais e religiosas. Aqui em Salvador tem pessoas de todas as crenças e todas as raças. Quero agradecer a Deus de oferecer a Salvador um plano de cultura que representa a pluralidade do nosso povo", defendeu.

O plano municipal foi encaminhado à Câmara em junho deste ano. A demora na votação foi critica pelo relator da matéria, vereador Silvio Humberto (PSB). 

Leia também:
'Estou enojada com os discursos de ódio aqui', diz vereadora ao comparar falas de edis evangélicos ao nazismo

Programas

Ver mais

Madrugada Salvador

Agora, às 02h00

Com

Bora de Samba

Depois, às 06h00

Com Letto Simões

Sacode Salvador

Depois, às 10h00

Com Ivis Macêdo

Salvador Mania de Pagode

Depois, às 12h00

Com Jean Nanico

Sucessos Salvador

Depois, às 14h00

Com Ivis Macêdo

Toca Tudo

Depois, às 19h00

Com Jota P e Márcio Vander

Love e Samba

Depois, às 22h00

Com Márcio Vander