Logo

Bolsonaro desmonta programa de cisternas que enfrenta a seca

Redação LDNotícias

06 de dezembro de 2021 às 08h05 | Foto: Beto Macário/UOL

Imagem de Bolsonaro desmonta programa de cisternas que enfrenta a seca

O presidente Jair Bolsonaro (PL) impediu a inauguração de uma cisterna de alvenaria no semiárido de Pernambuco  neste domingo (5).  Com o impedimento, a atual gestão caminha para fechar o pior ano de implantação de cisternas para populações de regiões que convivem com a seca desde 2003, quando foi lançado o programa federal sob Lula (PT).

Como relatam moradores da cidade de Afrânio em Pernambuco, o evento iria coroar um trabalho coletivo que também rendia recursos para pedreiros e comerciantes locais, que forneciam serviços e materiais de construção para a obra hídrica.

Desarticulando o Programa Cisternas, montado pelo governo PT, milhões de famílias ficarão sem recursos do governo para enfrentarem as secas no sertões. Até o momento nenhuma verba foi repassada para continuidade do projeto. O governo Bolsonaro culpa a pandemia da Covid-19.

O Programa Cisternas já obteve reconhecimento nacional e internacional, entre eles um prêmio da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2017, o Prêmio Política para o Futuro da UNCCD (Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação).

Hoje o déficit de cisternas no semiárido é 350 mil unidades, segundo a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), uma rede de organizações da sociedade civil formada por ONGs, instituições sindicais, religiosas e de agricultores familiares.

Programas

Ver mais

Pida! Music

Agora, às 12h00

Com Léo Sampaio

Tô na Salvador

Depois, às 13h00

Com Mário Tito

Programa da Joia

Depois, às 16h00

Com Tainá Reis

Ligação Direta

Depois, às 18h00

Com Diogo Medrado, Juliana Nobre e Diego Vieira

A Voz do Brasil

Depois, às 19h00

Com

Sacode Salvador

Depois, às 20h00

Com Bebeto Junior