NO AR
Salvador FM
Salvador
Compartilhar

Dezembro Vermelho: Elevador Lacerda recebe iluminação especial

Por Redação LD Notícias no dia 05 de dez - 13h35 | Foto: Reprodução

Dezembro Vermelho: Elevador Lacerda recebe iluminação especial

O Elevador Lacerda, em Salvador, recebe iluminação especial neste mês, em alusão a campanha Dezembro Vermelho, que se intensifica ações de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.

A campanha é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Diretoria de Vigilância da Saúde, em parceria com a Diretoria de Iluminação da SEMOP e tem o objetivo de chamar atenção para o tema.

Outros pontos históricos da cidade também já integraram a campanha como as Praças da Sé e do Campo Grande.
A campanha também oportuniza a todos envolvidos, sociedade, profissionais e órgão públicos, a reflexão quanto a necessidade de ações efetivas de promoção e prevenção à saúde. 

SERVIÇOS OFERTADOS PELA PREFEITURA


Dispensação de insumos e realização de exames, como testes rápidos para diagnostico do HIV/AIDS, e de outras infecções sexuais, como a sífilis e hepatites virais nas unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família e SAE.

Serviços como a oferta de Profiláxia Pré-exposição ao HIV e outras IST (PrEP); assim como a oferta de Profiláxia Pós – exposição ao HIV e outras IST (PEP), 24 h.

As equipes realizam nesses espaços aconselhamento/ assistência a pessoas, incluindo gestantes e crianças convivendo com HIV e outras IST, com equipe multiprofissional.

O público conta com medicamentos antirretrovirais, que podem ser retirados tanto nos SAEs como na UDM (Unidade Dispensadora de Medicamentos*.

Também são dispensados gel lubrificante, preservativos masculino e feminino, para a prática do sexo responsável, como uma das formas da prevenção para essas infecções

Palestras e atividades educativas para adesão ao tratamento e para prevenção e controle de outras IST`S ocorrem durante o Dezembro Vermelho, contemplando as ações para o enfrentamento da doença. Além do apoio a ONGS e outras organizações da sociedade civil.

Relacionadas

Assista no Youtube

Verão Salvador: Como manter uma alimentação saudável na estação mais quente do ano

22 de jan - 10h01