Logo

Lauro de Freitas e mais 11 cidades não marcam data para retorno das aulas presenciais

26 de abril de 2021 às 11h29

Imagem de Lauro de Freitas e mais 11 cidades não marcam data para retorno das aulas presenciais

 

Lauro de Freitas e mais 11 cidades não marcam data para retorno das aulas presenciais

 

Diferente de Salvador, que definiu o retorno das aulas para o dia 3 de maio (veja aqui), Lauro de Freitas, Camaçari e outras 10 cidades baianas decidiram não definir uma data para a reabertura das escolas. A lista é completa por Simões Filho, Mata de São João, Dias D'Ávila, Conde, Candeias, Madre de Deus, Santo Amaro, São Sebastião do Passé, Saubara e São Francisco do Conde.

A decisão foi tomada na última sexta-feira (23), em reunião com os representantes de todas essas cidades. De acordo com a gestão de Lauro de Freitas, uma das motivações é o aumento de óbitos decorrentes da pandemia, ocorrido no mês de março. Os municípios consideraram também o aumento de casos de novas variantes e de jovens contaminados, além dos índices de ocupação de leitos de UTI.

Essa taxa, inclusive, é um dos parâmetros definidos pelo governo do estado para que as cidades possam reabrir as escolas - é preciso que a taxa de ocupação chegue a 75% para adotar aulas em modo híbrido (saiba mais aqui).

Mas além disso, os gestores levaram em conta a ausência de uma programação mais efetiva para a vacinação dos trabalhadores da educação, que oficialmente estão no quarto grupo prioritário (saiba mais aqui). A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Bahia já liberou a vacinação dessa categoria enquanto os municípios vacinam o terceiro grupo, só que a velocidade depende da quantidade de doses disponível.

“Sem uma programação mais efetiva da chegada de vacinas para os trabalhadores da educação, a nossa decisão foi de mantermos a cautela e de cobrar do Governo Federal mais celeridade na aquisição de mais vacinas, para termos mais segurança para os alunos, crianças, jovens e profissionais das escolas.

Entendemos que as aulas presenciais contribuem muito para o aprendizado, mas não podemos descuidar da vida dos alunos e trabalhadores”, disse Moema Gramacho (PT), prefeita de Lauro de Freitas e presidente do Consórcio Metro Recôncavo Norte.

De acordo com o prefeito de Camaçari, Elinaldo (DEM), uma nova reunião deve ser convocada nesta semana para mais uma avaliação do cenário. Desta vez, representantes do Ministério Público do Trabalho, Conselhos de Educação e sindicatos das categorias profissionais serão convidados a participar.

 

BNotícias /// Figueiredo

Programas

Ver mais

Bom Dia Salvador

Agora, às 08h00

Com Jeffinho

Pida! Music

Depois, às 12h00

Com Léo Sampaio

Tô na Salvador

Depois, às 13h00

Com Mário Tito

As Mais Pedidas

Depois, às 16h00

Com Ivis Macêdo

Pipoco

Depois, às 17h00

Com Tainá Reis e Ivis Macêdo

A Voz do Brasil

Depois, às 19h00

Com

Sacode Salvador

Depois, às 20h00

Com Bebeto Junior