Lojas de shopping já demitiram 1,6 mil funcionários desde julho em Salvador

Foto de null

Economia

09 de outubro de 2015 às 09h25

 | 

Foto: 

Imagem de Lojas de shopping já demitiram 1,6 mil funcionários desde julho em Salvador

A queda no ritmo de vendas do varejo, provocada pelo cenário de recessão econômica, está reduzindo a oferta de postos de trabalho.  Do mês de julho para cá, lojas instaladas em shoppings de Salvador demitiram pelo menos 1,6 mil funcionários, de acordo com informações passadas por associações de lojistas, com exclusividade para o CORREIO. 

De acordo com a Pesquisa Mensal do Emprego, do IBGE, 15,2 mil comerciários foram demitidos, em Salvador, entre janeiro e julho deste ano.  A queda no comércio varejista do estado é atribuída à falta de confiança dos empresários e dos consumidores na economia, de acordo com análise da Superintendência de Estudos Econômicos (SEI),  a respeito da mais recente Pesquisa Mensal do Comércio.

Segundo lojistas, a queda expressiva no faturamento das lojas é o que tem motivado as demissões. As lojas do Salvador Shopping, por exemplo, demitiram  mil pessoas do quadro de cinco mil funcionários. “Desde julho, tivemos uma queda expressiva de 20% nas vendas. Isso tem a ver com a crise e foi agravado pela cobrança de estacionamento”, afirma o presidente da Associação de Lojistas do Salvador Shopping, Humberto Paiva. 

Segundo o presidente da Associação de Lojistas do Paralela, Geraldo Caymmi, as lojas do estabelecimento recentemente dispensaram 400 funcionários. “Já enfrentávamos uma queda grande no faturamento. No final de junho, isso se agravou e tivemos uma retração nas vendas entre 30% a 40%”, revela.  Ele é proprietário de dez lojas em cinco shoppings na cidade. Já demitiu 25 funcionários. “Em outras cidades, como Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, também houve uma queda, de 10%”, revela.

O Bela Vista demitiu de 80 a 100 colaboradores dos aproximadamente 1,3 mil funcionários entre setembro e outubro. “Notamos uma retração de 10% nas vendas desde o início do ano. Depois de junho, essa queda foi de 30% a 40% maior, principalmente no setor de alimentação”, diz Alzira Cunha, membro do Comitê dos Lojistas do shopping.

Foto: Reprodução/iBahia

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM