Logo

Batalha final do naipe baiano reúne finalistas no subúrbio de Salvador

Redação Salvador FM

17 de fevereiro de 2025 às 13h53 | Foto: Foto: Igor Ramos/Divulgação

Imagem de Batalha final do naipe baiano reúne finalistas no subúrbio de Salvador

Derivado do samba-reggae, o "pagodão" tem como principais caraterísticas a inclusão da percussão e o ritmo mais acelerado, mistura perfeita para a criação de coreografias. Foi neste contexto que surgiu o "naipe baiano", estilo de dança que viralizou nas redes sociais e agora é tema até de competição. A quarta e última edição da batalha de Naipe da Salvador FM, levou na última sexta-feira (14), para Tubarão, no Subúrbio, curiosos e dançarinos para a grande final.

Uma das juradas, a dançaria Priscila Constantini detalha que a sonoridade do pagodão é o espelho das complexidades sociais e raciais do país. “A competição do naipe é o reflexo do nosso pagode baiano. Criado em Salvador, partindo de tantos outros ritmos, ele é visto como elemento da cultura brasileira, que representa toda essa juventude periférica que expressa todos seus desejos, ideais”, detalha.

Como Constantini ressaltou, a mistura de diversas outras cultuas e da prática de grupos raciais inferiorizados, tem feito a cabeça e os passos dos soteropolitanos através do naipe que, agora, além de passo, é gíria, e, a depender da colocação, até elogio.

Além das barreiras da timidez, nessas quatro edições, o naipe baiano venceu a barreira do preconceito, premiando 12 participantes, no primeiro lugar uma caixa amplificadora JBL GO para ouvir, de onde quiser, a programação da Salvador Fm, o mesmo no segundo lugar, e um copo térmico para matar a sede, no terceiro lugar.

Como lição, Priscila Constantini destaca que o naipe baiano deixa mais que passos de verão, ou o molho do gingado baiano, deixa um legado social de resistência e profissionalização da dança.

Programas

Ver mais

Pida! Music

Agora, às 12h00

Com Léo Sampaio

Tô na Salvador

Depois, às 13h00

Com Mário Tito

Programa da Joia

Depois, às 16h00

Com Tainá Reis

A Voz do Brasil

Depois, às 19h00

Com

Sacode Salvador

Depois, às 20h00

Com Bebeto Junior