Transalvador, Semob e GCM ganham 89 novos veículos no lançamento da campanha Maio Amarelo

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Salvador

08 de maio de 2024 às 16h00

 | 

Foto: Valter Pontes/ Secom

Imagem de Transalvador, Semob e GCM ganham 89 novos veículos no lançamento da campanha Maio Amarelo

A Prefeitura de Salvador lançou nesta quarta-feira (8) a Campanha Maio Amarelo, para conscientizar sobre os riscos no trânsito, e entregou 89 novos veículos para a Transalvador, Secretaria de Mobilidade (Semob) e Guarda Civil Municipal (GCM). Durante o evento, o prefeito Bruno Reis lembrou que a capital baiana tem sido referência nacional na queda da quantidade de vítimas fatais em acidentes de trânsito. 

“Ao longo dos últimos anos, temos reduzido o número de mortes. Mas esse é um trabalho que depende de todos. É muito importante também a participação da imprensa nessa conscientização”, destacou o chefe do Executivo municipal. Na ocasião, o superintendente da Transalvador, Décio Martins, entregou ao prefeito o Relatório Preliminar de Vítimas Fatais de 2023, que aponta redução de 13% no número de óbitos por acidentes de trânsito entre 2020, quando foram registradas 130 ocorrências, e 2023, quando 113 pessoas morreram.

A renovação da frota inclui 62 novas viaturas para a Transalvador, 20 para a Semob e sete para a Guarda. “São 89 veículos com nova padronização, que estarão nas ruas da nossa cidade auxiliando no trânsito, organizando a mobilidade e trazendo mais segurança, em especial ao patrimônio público. Esses veículos nos ajudarão a ter uma cidade melhor, na qual todos possam se deslocar com segurança, transitar em condições melhores e com uma proteção maior”, disse o prefeito. O gestor informou que, também como parte da renovação da frota, vai homologar ainda nesta quarta a licitação para adquirir mais 42 motos para a Transalvador.

O chefe do Executivo municipal apontou ainda outros recentes avanços para os trabalhadores da Transalvador, como a aprovação e sanção do plano de cargos e salários – antiga reivindicação da categoria – e a manutenção do plano de saúde, com recursos expressivos da prefeitura.

Maio Amarelo - Pontos turísticos da cidade, como o Elevador Lacerda e o Farol da Barra, serão iluminados com uma luz amarela, como forma de chamar a atenção para a causa. Até o dia 31, haverá dezenas de cursos, palestras, ações educativas nas ruas, um circuito infantil de bicicleta e campanha de comunicação com o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS).

“Hoje, além de renovar toda a frota da Transalvador, nós também estamos mostrando todo o nosso conjunto de ações visando continuar a diminuir os acidentes na nossa capital. Ações educativas, fiscalizatórias, que têm surtido efeito ao longo do tempo”, afirmou o superintendente da Transalvador, Décio Martins. 
 
“Salvador está em um grupo seleto de 27 cidades no mundo que fazem parte da Iniciativa Bloomberg, que trabalha pela segurança viária. Salvador é a cidade com o menor índice de mortes no trânsito no país. Isso vem sendo mantido de forma brilhante pela Transalvador e pela administração municipal. Essas viaturas trazem mais conforto, tecnologia e modernidade para que a segurança viária continue avançando”, apontou o secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller.

Entre 2011 a 2020, a Transalvador atingiu a meta, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), de reduzir em 50% as mortes por acidentes de trânsito. Na década atual, de 2021 a 2030, a tendência é a mesma.

Motociclistas – Mesmo que as vítimas fatais venham caindo no cômputo geral, em Salvador uma preocupação à parte tem sido os acidentes com motociclistas, que representam 56% das ocorrências fatais, segundo o superintendente da Transalvador. 

“Nossa preocupação maior hoje no trânsito é com os motociclistas. Sabemos que, a cada dia mais, a motocicleta é também um instrumento de trabalho. Então, estamos dando curso para essas pessoas nos pontos de entrega de delivery nos shoppings das cidades. Vamos reforçar a fiscalização, fazendo blitzes conjuntas com a PRF e a PM, e intensificar as ações educativas”, afirmou Décio.

Programação - A equipe técnica da Transalvador participará de dois treinamentos em colaboração com entidades internacionais que atuam na área da Segurança Viária em Salvador. Uma dessas atividades será um curso de aprimoramento de liderança oferecido pela Global Road Safety Partnership (GRSP). 

Outro destaque será o Workshop “Transformações Urbanas para Ruas Mais Seguras, Acessíveis e Sustentáveis”, promovido pela Global Designing Cities Initiative (GDCI). Este evento é voltado principalmente para profissionais das áreas de Arquitetura, Engenharia e afins, interessados no planejamento e design de ruas seguras, com foco em aumentar a segurança dos usuários vulneráveis.

Educação para o Trânsito - A Gerência de educação para o Trânsito da Transalvador promoverá palestras com sorteio de um capacete Honda para motociclistas de entrega por aplicativo no Rio Vermelho, Shopping Barra, Shopping da Bahia e no Shopping Salvador. Haverá mais trabalho de conscientização também em faixas de pedestres, em dezenas de escolas públicas e privadas, Unidades de Saúde da Família e empresas. Além disso, atividades lúdicas com bicicletas em uma escolinha de trânsito, que reproduz o tráfego real, serão realizadas com crianças no Subúrbio, aos finais de semana.

Projeto Caminho Legal - O Projeto Caminho Legal, desenvolvido pelo Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância (NEAPI), em parceria com a Transalvador, será inaugurado e entregue aos moradores do Doron. Este projeto realizou uma série de intervenções no entorno do Centro Municipal de Educação Infantil Olga Benário e da Escola Municipal Deputado Gersino Coelho. As intervenções incluem aspectos como arte urbana, sinalização, iluminação, arborização e acessibilidade, visando tornar os trajetos para creches e pré-escolas mais seguros, atrativos e inclusivos para crianças e seus cuidadores.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM