Giro Eleitoral/Simões Filho: Dinha Tolentino pode 'reeditar' disputa com irmão de Otto Alencar em 2024; entenda

Foto de Márcia Moreira

Márcia Moreira

Eleições 2024

30 de abril de 2024 às 13h30

 | 

Foto: Montagem | Divulgação/ALBA e Divulgação

Imagem de Giro Eleitoral/Simões Filho: Dinha Tolentino pode 'reeditar' disputa com irmão de Otto Alencar em 2024; entenda

O cenário político para as eleições à Prefeitura de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), em outubro deste ano vem ganhando contornos cada vez mais definidos.

Neste ano, a cidade – que se emancipou de Salvador em 1961 e tem em seu nome de batismo uma homenagem ao jornalista Ernesto Simões Filho – deve acompanhar uma disputa intensa entre novos aspirantes ao Executivo municipal e políticos já conhecidos do cenário simõesfilhense.

Dos nomes já confirmados e àqueles que ainda sonham em ser referendados pelos próprios partidos, há pelo menos seis postulantes. Um deles é o presidente da Câmara de Vereadores do município, Del (União Brasil), que conta com o apoio do atual gestor da cidade, Dinha Tolentino (MDB), para o pleito de outubro. A expectativa é a de que pelo menos oito legendas caminhem junto com o vereador durante a campanha: PSDB/Cidadania, PDT, PL, PRD, DC, PRTB e Avante.

Em enquete realizada pelo portal "Municípios Agora" que abrangeu todos os prefeitos dos territórios que englobam os territórios Litoral Norte e Agreste Baiano, em dezembro de 2023, o emedebista apareceu como líder em termos de aprovação popular. No levantamento, 76% dos participantes avaliaram o mandato do gestor como "Bom", enquanto 24% indicaram uma avaliação "Ruim". Basta saber se, nas urnas, haverá transferência de votos para o candidato que o atual prefeito da cidade apoia.

Velho conhecido pode voltar

No grupo oposicionista, o PSD conta com dois postulantes, os ex-prefeitos Eduardo Alencar e Edson Almeida. O primeiro, atualmente deputado estadual, já foi gestor simõesfilhense em quatro oportunidades. Em 2020, ele concorreu à Prefeitura, mas acabou derrotado por Dinha Tolentino, após receber 39,89% dos votos contra 55,10% do emedebista.

Almeida, por sua vez, foi prefeito de Simões Filho em duas oportunidades (1997-2000 e 2005-2008) e poderia voltar ao cenário político daqui a seis meses. No entanto, Alencar estaria mais forte nessa corrida por ter o apoio do irmão, o senador Otto Alencar (PSD-BA), assim como do Governo do Estado, já que o PT não deve ter candidatura própria na cidade. Caso o nome do parlamentar seja confirmado, seria uma espécie de "reedição" do confronto de quatro anos atrás.

Ainda neste rol, aparece Ferdnand Andrade (PSB), apresentado como o mais jovem pré-candidato à Prefeitura ao longo dos seus 62 anos de emancipação.

Além dos quatro citados, ainda há a ex-secretária de Educação de Simões Filho, Mariza Pimentel (Republicanos) e Alfredo Assis (PP), que já foi vereador por quatro mandatos e ex-secretário municipal de Saúde. Nos bastidores, no entanto, há quem diga que progressistas e socialistas poderiam unir forças para a escolha de apenas um dos dois nomes para a disputa.

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM