Prefeitura de Salvador lidera ranking nacional de interações nas redes sociais

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Salvador

11 de abril de 2024 às 15h19

 | 

Foto: Divulgação/Secom PMS

Imagem de Prefeitura de Salvador lidera ranking nacional de interações nas redes sociais

Um levantamento inédito no Brasil, realizado pelo Monitor Data para o DataFórum, plataforma de dados da Revista Fórum, apontou a Prefeitura de Salvador como líder no ranking de interações (compartilhamentos, likes e comentários) na soma de perfis oficiais no X (antigo Twitter), TikTok, Instagram, Facebook e YouTube em comparação com outras cidades do país.

Nas cinco plataformas, as redes da Prefeitura da capital baiana possuem 1,4 milhão de seguidores e tiveram, no mês de março, 747.308 mil interações. Na segunda colocação, as redes da prefeitura do Rio de Janeiro, que totalizam 2,4 milhões de seguidores, registraram, também no mês passado, um total de 492.706 interações. Em terceiro lugar aparece a gestão municipal de Curitiba (PR), que contabiliza 2,1 milhões de seguidores na soma de todas as redes e, também em março, registrou 465.288 interações.

Na prática, o estudo mostra o impacto e o engajamento das contas dos governos municipais. Embora nessas plataformas sociais estudadas as capitais carioca e paranaense acumulem mais seguidores, os perfis da Prefeitura de Salvador apresentaram melhor desempenho, o que mostra que as publicações surtiram efeito e se comunicaram de forma mais eficaz com os usuários das redes.

No Instagram, a Prefeitura de Salvador (@prefsalvador) se destaca entre todas as cidades com perfis oficiais, liderando o ranking com 926 mil seguidores. As segunda e terceira posições ficam, respectivamente, com as gestões municipais de Curitiba (644 mil seguidores) e Recife (496 mil).

O levantamento também traçou, em março, o número de impressões, isto é, quantas vezes as postagens foram vistas na plataforma, seja em formato de foto ou vídeo. Salvador, Curitiba e Recife apresentaram os seguintes dados: 714,430 mil, 426,284 mil e 399,604 mil, respectivamente.

“A gente acredita que a comunicação de uma prefeitura tem que estar em contato com o cidadão. Por isso, buscamos, através de trends e memes, nos conectar com as pessoas, falando das coisas que são mais importantes, que são os serviços públicos. O objetivo também é tentar entender quais as demandas da população para, dessa forma, melhorarmos o trabalho da gestão”, explica PV Bispo, diretor de Comunicação Digital da Prefeitura de Salvador.

Ele destaca que a aproximação entre o poder público municipal e os soteropolitanos tem crescido cada dia mais desde a pandemia. “Percebemos que os cidadãos passaram a entender que os perfis oficiais nas redes são canais de comunicação pelos quais eles conseguem ser ouvidos, encontrando respostas para os problemas do dia a dia”, avaliou.

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM