Prefeitura abre imóveis abandonados em bairros nobres para eliminar focos do mosquito da dengue

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Salvador

28 de março de 2024 às 15h33

 | 

Foto: Ascom/SMS

Imagem de Prefeitura abre imóveis abandonados em bairros nobres para eliminar focos do mosquito da dengue

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou a abertura de 12 imóveis fechados e/ou abandonados em Salvador para fortalecer as ações da mobilização Salvador Contra a Dengue.

De acordo com a prefeitura, os imóveis abertos ficam localizados na Praia do Flamengo, Caminho das Árvores, Canela e Vitória. A atividade acontece após os agentes de endemias realizarem três tentativas de localização de alguns dos proprietários para abertura voluntária e posterior inspeção do local para eliminar possíveis focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya.

Desses imóveis, seis necessitaram da ação do chaveiro para a realização dos trabalhados de inspeção salvaguardados pela lei federal 3.169/2023, enquanto outros seis foram abertos voluntariamente pelos proprietários.

Na quarta-feira (27), as atividades ocorreram no Corredor da Vitória e no Canela, sendo acompanhadas de perto pela vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, que explicou como acontece a ação na prática.

“São imóveis que representam riscos de foco de dengue e, consequentemente, riscos à população. Neste caso do Corredor da Vitória, por exemplo, por ser um imóvel abandonado desde 2015, acionamos a Defesa Civil e Sedur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano) para uma primeira avaliação de segurança, permitindo a entrada dos agentes de campo. Após a abertura, normalmente, a Guarda Civil entra primeiro para vistoria da área e, em seguida, o trabalho de combate às arboviroses com remoção mecânica de possíveis focos, aplicação de larvicida e inseticida. Finalizada toda a atividade, o imóvel é devidamente lacrado novamente”, detalhou.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM