Operação Chuva: simulados de evacuação preparam comunidades em áreas de risco

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Salvador

20 de janeiro de 2024 às 12h00

 | 

Foto: Divulgação/Ascom Codesal

Imagem de Operação Chuva: simulados de evacuação preparam comunidades em áreas de risco

Simulados de evacuação em áreas de risco foram realizados, na manhã deste sábado (20), abrindo a fase preparatória da Operação Chuva 2024. A atividade aconteceu de forma simultânea às 9h em duas comunidades. 

Os moradores de Vila Picasso, na Capelinha de São Caetano, e Voluntários da Pátria, no Lobato, participaram da ação, que tem como objetivo avaliar, em tempo real, o processo de remoção das pessoas das áreas consideradas de riscos e preparar a comunidade a atuar em uma possível evacuação em períodos de intensa chuva. 

No decorrer da simulação, que teve início com o disparo do Sistema de Alerta e Alarme, os voluntários, previamente mobilizados por equipes da Codesal, foram orientados a deixar suas casas e dirigir-se pelas rotas de fuga aos abrigos provisórios, instalados respectivamente nas Escolas Municipais Antônio Carvalho Guedes e Professora Eufrosina Miranda.

“Os simulados visam garantir a proteção civil da população que vive em áreas de encostas, passíveis de deslizamentos de terra ou desabamentos, em instantes de fortes chuvas, sendo o desdobramento do trabalho preventivo que a Codesal vem realizando, com o apoio do prefeito Bruno Reis, e da vice-prefeita Ana Paula Matos, nessas comunidades. Nosso objetivo é mostrar à população como se comportar em um episódio de risco, seja de alagamento ou deslizamento de terra”, explica o diretor-geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo.

Segundo a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas e coordenadora dos simulados, Fabiana Santana, "o simulado é um exercício prático para a comunidade treinar a saída dos seus imóveis numa situação de evacuação real. A gente sabe que, durante a Operação Chuva, existem muitas possibilidades de acionamento da sirene e é necessário que os moradores já saibam exatamente o que fazer”.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM