Logo

Integrantes do PT de Salvador acionam Diretório Nacional e pedem 'suspensão' de apoio a Geraldo

Evilásio Júnior e Yuri Abreu

19 de janeiro de 2024 às 13h23 | Foto: Ricardo Stuckert / PR

Imagem de Integrantes do PT de Salvador acionam Diretório Nacional e pedem 'suspensão' de apoio a Geraldo

Militantes da corrente Articulação de Esquerda do Partido dos Trabalhadores de Salvador ingressaram com um recurso junto ao Diretório Nacional do partido, em que pedem a adoção de "medida cautelar para determinar que, imediatamente, a Executiva Municipal do PT em Salvador suspenda toda e qualquer participação na candidatura de Geraldo Júnior (MDB)" à Prefeitura de Salvador. Pede ainda que a sigla se "abstenha de emitir qualquer posicionamento público de apoio a referida candidatura".

O documento, ao qual o Portal Salvador FM teve acesso, é assinado pelos militantes Maria Maranhão, Cristiano José Rocha Cabral e Rodrigo Pereira, que disputou a indicação de pré-candidatura à Prefeitura de Salvador e foi derrotado internamente pelo deputado estadual Robinson Almeida.

A justificativa é a de que a direção municipal da legenda, com a decisão pelo apoio ao emedebista, "surpreendeu" seus filiados e desrespeitou a "democracia partidária e as regras definidas pelo Diretório Nacional acerca dos procedimentos a serem adotados para definição da tática eleitoral". O texto ataca diretamente a liderança dos últimos três governadores da Bahia.

"O anúncio público, pela Executiva Municipal do PT-Salvador, em 27/12/2023, de que irá apoiar a candidatura de Geraldo Júnior (MDB), ofende, flagrantemente, a decisão do Diretório Municipal de candidatura própria, bem como as regras estabelecidas por este Diretório Nacional. Ademais, atribui, erroneamente, aos filiados Jerônimo Rodrigues, Jaques Wagner e Rui Costa uma tarefa que compete às instâncias partidárias", diz trecho do recurso. 

Em entrevista ao Portal, o próprio Rodrigo Pereira afirmou que o PT não reconhece o Conselho Político do Governo do Estado como instância do partido. "Ele é uma instância do governo, que o governador utiliza para seja o que for, ele enquanto governador. Mas ele não pode [tomar decisões partidárias]. Se outros partidos atuam dessa forma, o PT não é assim. O PT tem regras e o que nós estamos refletindo é isso. Nós estamos pedindo que a legalidade do processo seja estabelecida, porque o PT declarar apoio a Geraldinho sem passar pelas instâncias, sem passar pelo encontro de tática eleitoral, é ilegal", definiu o petista.

Coincidentemente, ou não, no evento de assinatura da criação do Parque Tecnológico Aeroespecial da Bahia, nesta quinta-feira (18), em Salvador, o presidente Lula não afagou e sequer citou o nome do vice-governador, que utilizou suas próprias redes sociais para tentar se vincular ao líder petista. Geraldo Júnior também não teve direito a fala na cerimônia.

Confira a íntegra do documento aqui.

Programas

Ver mais

Madrugada Salvador

Agora, às 02h00

Com

Acorda Salvador

Depois, às 05h00

Com Juliana Rodrigues

Com Jeffinho

Salvador Fest

Depois, às 10h00

Com Jeffinho

Salvador Mania de Pagode

Depois, às 12h00

Com Jean Nanico

Sucessos Salvador

Depois, às 14h00

Com Ivis Macêdo

Toca Tudo

Depois, às 19h00

Com Jota P e Márcio Vander

Mete Dança

Depois, às 22h00

Com DJ Lobinho e Márcio Vander