Sergio Moro vira alvo do STF após pedidos da PGR e da Polícia Federal

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

15 de janeiro de 2024 às 10h57

 | 

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Imagem de Sergio Moro vira alvo do STF após pedidos da PGR e da Polícia Federal

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu um inquérito contra o senador Sergio Moro (União–PR) e procuradores que atuaram em um acordo de delação premiada considerado o "embrião" da Lava Jato. A medida, tomada sob sigilo pelo ministro Dias Toffoli no dia 19 de dezembro de 2023, atendeu a pedidos da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Polícia Federal (PF).

Segundo a colunista Daniela Lima, do G1, o caso em questão envolve o ex-deputado paranaense Tony Garcia que, em dezembro de 2004, firmou um acordo de delação premiada com Moro, quando o ex-juiz ainda era chefe da 13ª Vara Federal, em Curitiba.

O trato previa que ele funcionasse como uma espécie de "grampo ambulante" para obter provas contra integrantes do Poder Judiciário e do Tribunal de Contas do Estado, entre outras autoridades com foro de prerrogativa de função que estavam fora da alçada da Justiça Federal.

O caso só chegou à Suprema Corte quando o juiz Eduardo Appio teve conhecimento do conteúdo. Gravações mostram que o próprio Moro telefonava a Tony Garcia para dar instruções sobre o processo. Para a PF, há indícios de que "a colaboração premiada foi desvirtuada de forma a funcionar como instrumento de chantagem e de manipulação probatória".

Além disso, tanto a corporação quanto a PGR pediram nominalmente a inclusão de Moro, sua mulher, a deputada federal Rosângela Moro (UB-SP), e procuradores que atuaram no acordo de Tony e na Lava Jato como investigados.

Procurado pela publicação, o ex-magistrado disse desconhecer a decisão e reafirmou que não houve qualquer irregularidade no processo. Ele acrescentou que, naquela ocasião, o instrumento da colaboração premiada não tinha o mesmo regramento legal e que jamais obteve gravações de integrantes do Judiciário.

Programas

Ver mais

Imagem de Madruga Salvador

Madruga Salvador

Agora, às 00h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM