Deputado Ricardo Rodrigues anuncia ações para a agricultura na região de Irecê

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

13 de dezembro de 2023 às 08h33

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Deputado Ricardo Rodrigues anuncia ações para a agricultura na região de Irecê

O deputado estadual Ricardo Rodrigues (PSD) participou nesta terça-feira (12) da reunião conjunta das comissões de Agricultura e de Infraestrutura da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), onde foram anunciadas, por parte do Governo do Estado, diversos avanços para a microrregião de Irecê

Entre as conquistas, está a revogação da Portaria Nº 420 do Ingá, que proibia a exploração de águas subterrâneas na Bacia do Rio Juá, algo que vinha limitando o trabalho dos produtores - um pleito que vinha desde 2009.

Ricardo Rodrigues destacou que essa é uma vitória do seu mandato, já que foi eleito com ampla votação na região de Irecê tendo este como um dos seus objetivos. Na condição de vice-presidente da Comissão de Agricultura, o parlamentar, junto aos seus pares, cobrou desde o primeiro dia uma solução ao Governo.

“Essa missão me foi dada pelo povo, mas quero agradecer a todos os colegas. Uma coisa é um deputado defender uma região, outra são duas comissões importantes, com 22 parlamentares, defendendo a mesma bandeira. Se não fosse vocês, eu não estaria aqui hoje para anunciar essas conquistas”, disse.

Outro pedido da população de Irecê era a reabertura do escritório do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) na região, algo que foi autorizado nesta terça-feira pelo órgão, em mais uma vitória do mandato de Ricardo Rodrigues. 

Além disso, o Inema anunciou a implantação, na região de Irecê, de um projeto piloto para facilitar a outorga d’água a agricultores, permitindo a eles explorarem lençóis freáticos para irrigação e buscarem benefícios na cobrança de energia elétrica.

“Tivemos o escritório do Inema fechado há seis anos, numa região que tem o maior projeto de irrigação da América Latina e que já foi a segunda maior produtora de cenoura do Brasil. Com todas essas dificuldades, chegamos a um ponto em que a irrigação tem regredido bastante na região, já que não temos o benefício da dupla tarifa de energia e sem a outorga d’água para buscar financiamento. Tudo isso deixou a irrigação em Irecê inviável, porque o custo fica muito alto”, explicou Ricardo Rodrigues.

Por fim, houve o anúncio da prorrogação por mais três anos do benefício da dupla tarifa de energia. O prazo venceria no dia 31 de janeiro de 2024, e os agricultores que não tivessem a outorga d’água, além de perderem o benefício, teriam que pagar três anos retroativos pelo consumo de energia. Agora, o prazo será estendido por mais três anos, até janeiro de 2027, para todos se regularizarem.

“A partir de agora, todo produtor da região de Irecê, tenha a outorga d’água ou não, tem o direito de ir até a Coelba e solicitar o benefício da dupla tarifa. Além disso, é um privilégio para Irecê ser o local de um projeto piloto para toda a Bahia, que vai facilitar a outorga d’água e, consequentemente, vai facilitar o acesso ao financiamento do Banco do Brasil ou do Banco do Nordeste”, comentou Ricardo Rodrigues.

Revogação

Sobre a revogação da portaria do Ingá, Ricardo Rodrigues lembrou que a proibição, que vinha desde 2009, prejudicava mais de 16 mil hectares. Mais de 2 mil agricultores perderam o acesso à irrigação, à outorga d’água, ao benefício da dupla tarifa e a financiamentos do Banco do Nordeste por conta de um processo que não era revisto, apesar do apelo dos produtores. Agora, a restrição do Inema ficará limitada à área urbana do município de Lapão, onde fica a Bacia do Rio Juá, liberando a área rural.

“O sentimento hoje do povo de Irecê é de gratidão ao governador Jerônimo Rodrigues e a todos os secretários do Governo do Estado. Num país onde mais de 32 milhões de pessoas passam fome, a região de Irecê quer trabalhar para alimentar esse país afora. Porém, estava impedida de trabalhar. Então, essa liberação é motivo de alegria, pois vamos poder devolver os empregos para esses milhares de agricultores”, afirmou Ricardo Rodrigues.

Programas

Ver mais

Imagem de Madruga Salvador

Madruga Salvador

Agora, às 00h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM