Desenrola Brasil poderá reduzir em até 40% inadimplência no país

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Brasil

08 de junho de 2023 às 07h44

 | 

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Imagem de Desenrola Brasil poderá reduzir em até 40% inadimplência no país

Programa voltado renegociação de dívidas de pessoas físicas inadimplentes, o governo federal lançou, na última terça-feira, o Desenrola Brasil. A expectativa é a de que a iniciativa, conforme a Fundação Getúlio Vargas (FGV), reduzir em até 40% a inadimplência no país, que hoje atinge mais de 66 milhões de pessoas.

A Medida Provisória (MP) 1.176/2023, que institui o programa, foi publicada no Diário Oficial de terça-feira (6) e tem efeitos imediatos. Mas, para se tornar lei, precisará ser votada e aprovada pelo Congresso Nacional em até 90 dias. 

O Desenrola Brasil pretende juntar devedores e credores a fim de que a dívida possa ser renegociada e a situação de inadimplência encerrada. Serão duas faixas. Na primeira, pessoas que ganham até dois salários mínimos ou quem esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal – e que foram negativas até 31 de dezembro de 2022 - poderão saldar suas dívidas de até R$ 5 mil.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Desenrola terá um segmento de educação financeira. Na última segunda-feira (5), o titular da pasta havia dito que o programa deverá entrar em vigor em julho.

Prazo

O pagamento poderá ser à vista ou parcelado em até 60 meses, com desconto e juros mais baixos. O dinheiro para pagar as dívidas pode ser obtido através de empréstimo com uma instituição financeira, o qual poderá ser garantido pelo Fundo de Garantia de Operações (FGO), do governo federal.  

A segunda faixa, segundo o Ministério da Fazenda, é destinada somente a pessoas com dívidas no banco, que poderá oferecer a seus clientes a possibilidade de renegociação de forma direta. Essas operações não terão a garantia do Fundo FGO. 

Ainda segundo a pasta, o programa funcionará através de um leilão reverso entre credores, organizado por categoria de crédito, onde quem oferecer mais desconto será contemplado no programa, apresentará a dívida com desconto para renegociar com as pessoas físicas e contará com a garantia de que sua dívida será saldada.

Já aqueles que oferecerem menos desconto ficarão de fora do programa. Por isso, é possível que o devedor não encontre todas suas dívidas para renegociar no Desenrola.

*Com informações da Agência Brasil

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM