Mês abolição da escravatura: vereador celebra substituição da Medalha Princesa Isabel pelo Prêmio Luiz Gama

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

11 de maio de 2023 às 17h22

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Mês abolição da escravatura: vereador celebra substituição da Medalha Princesa Isabel pelo Prêmio Luiz Gama

O mês de Maio é o aniversário da abolição da escravatura no Brasil, período destinado a reflexões sobre o período. Nesse sentido, o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) comemorou a decisão do atual governo Lula em substituir a Medalha Princesa Isabel pelo Prêmio Luiz Gama. Na visão do vereador, trata-se de um 'ato de reparação', cabe destacar que Luiz Gama foi um advogado e abolicionista.

“A mudança da Medalha Princesa Isabel para Prêmio Luiz Gama é mais um ato de reparação, para que as pessoas possam conhecer nossos verdadeiros heróis”, comemorou Augusto. 

O Prêmio Luiz Gama de Direitos Humanos, acontece 141 anos após sua morte, devolvendo o protagonismo da luta antirracista a uma pessoa negra. Além de ter o nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, Luiz, filho de Luísa Mahin, ex-escravizada que liderou os escravos malês na Bahia, foi reconhecido por lei como Patrono da Abolição da Escravidão no Brasil. 

O prêmio, instituído pelo Decreto  nº 11.463, de 31 de março de 2023, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e será concedido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MHD), a uma revogação da "Ordem do Mérito Princesa Isabel”, instituída pelo governo anterior em 08 de dezembro de 2022.

“Salvador é uma cidade com 474 anos de história e que tem no seu DNA, a história de resistência e de combatividade do nosso povo. Neste dia 13 de maio, devemos ressaltar que o processo de abolição da escravatura no Brasil foi o resultado de um acúmulo de resistências populares. A luta da capoeira, a luta de um ativista como Luiz Gama, que ajudou na libertação de pelo menos outros 500 escravizados, não será apagada pelas elites colonizadoras e seus aliados. Luiz Gama presente, hoje e sempre!”, ratificou Augusto,  que também é o autor do Projeto de Lei nº 170/2022 que institui o ensino de capoeira nas escolas da capital baiana, vetado pelo prefeito Bruno Reis. 

De acordo com o texto, o prêmio será concedido a cada dois anos, em anos pares, reconhecendo pessoas físicas e jurídicas de direito privado (associações, fundações, organizações religiosas, empresas individuais de responsabilidade limitada) que prestarem serviços notáveis.

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM