Presidente da Câmara de Cairu ressalta legitimidade do Inema na concessão de licença para resort em Boipeba

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

18 de março de 2023 às 18h00

 | 

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Imagem de Presidente da Câmara de Cairu ressalta legitimidade do Inema na concessão de licença para resort em Boipeba

A licença concedida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) ao empreendimento Ponta dos Castelhanos, na Ilha de Boipeba, que fica no município de Cairu, foi o principal tema da sessão desta sexta-feira (17) na Câmara de Vereadores da cidade. O presidente da Casa, vereador Diego Meireles, ressaltou a legitimidade do Inema na concessão da licença e apresentou uma moção de aplauso, aprovada pelos demais vereadores em plenário, para que a decisão técnica do órgão seja respeitada.

“É um tema que foi amplamente discutido com a sociedade, com diversas audiências públicas realizadas com as presenças da Defensoria Pública, Ministério Público, Iphan, SPU, além do Inema. O Inema é um órgão técnico e que tem total legitimidade pra conceder a licença de um empreendimento que respeita todas as leis ambientais nacionais e estaduais. Nós, enquanto vereadores, devemos acompanhar e fiscalizar o cumprimento das condicionantes para que o empreendimento seja importante para o município e, acima de tudo, absolutamente sustentável”, afirmou Diego Meireles.

A posição do presidente do Legislativo, bem como a Moção de Aplauso, foi acompanhada pela grande maioria dos vereadores de Cairu.

Para o vereador Abdom Ché, o empreendimento será importante para Cairu. “Acompanho os debates sobre esse empreendimento há mais de uma década. O nosso município precisa desse investimento para continuar a fazer tanto pela educação, saúde e infraestrutura”, argumentou.

Projeto

A empresa Mangaba Cultivo de Coco, responsável pelo empreendimento Fazenda Ponta dos Castelhanos, informa que o projeto prevê construções em menos de 2% da área total e supressão vegetal em apenas 0,17% (com sua devida compensação determinada pela Lei 11.428 de 2006) de 1.651 hectares adquiridos pelo grupo em 2008, o que garante a preservação naturalmente da APA das Ilhas de Tinharé-Boipeba.

Segundo a empresa, a autorização e licença de instalação concedidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), através da Portaria 28.063 de 07 de março de 2023, preveem a implementação de um condomínio residencial rural com 69 lotes, sendo dois deles destinados para a comunidade de Cova da Onça para construção de um centro de cultura e capacitação, campo de futebol, equipamento esportivo e estação de tratamento de resíduos. As obras preveem também a construção de duas pousadas com 25 quartos cada, ao contrário de um resort de luxo como foi noticiado, de um atracadouro flutuante para pequenas e médias embarcações e a recuperação da pista de pouso já existente, tudo isso cumprindo rigorosamente 59 condicionantes socioambientais. Ressalte-se que o projeto autorizado pelo Inema não prevê a construção de campo de golfe.

Entre as condicionantes para a construção do empreendimento, segundo a Mangaba Cultivo de Coco, estão o plano gestão de resíduos sólidos, gestão urbana e melhorias no saneamento básico da comunidade de São Sebastião (Cova da Onça), capacitação da mão de obra local, manutenção dos caminhos tradicionais para o Rio Catu, para os portos do Almendeiro Grande, da Ribanceira, do Coqueiro e do Campo do Jogador e livre acesso para as atividades extrativistas, respeitando o limite do manguezal.

Sob orientação do Projeto Tamar, a Mangaba afirma ter se responsabilizado pelo serviço de monitoramento e proteção dos ninhos de tartarugas marinhas, já que a Praia dos Castelhanos constitui uma área de desova. O serviço consiste em patrulhar diariamente a praia, promovendo sua limpeza e, nos períodos de desova, identificar, sinalizar e proteger os ninhos e registrar informações.

A empresa também relata que, como demonstração do apoio da comunidade local ao projeto, em 2019, os habitantes de São Sebastião (Cova da Onça) encaminharam a autoridades municipais, estaduais e federais abaixo-assinado a favor da iniciativa, refletindo o entendimento daqueles que habitam, trabalham e estudam no território, já que se trata de uma importante e bem-vinda alternativa social, ambiental e econômica para o desenvolvimento sustentável da região.

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM